João Dória Júnior & A Direita Conservadora Brasileira

292


É evidente que mesmo descontando as ações puramente midiáticas preparadas cuidadosamente dentro de uma estratégia inteligente e bem elaborada de marketing político, a administração do tucano João Dória Júnior na capital paulista tem causado um impacto inegável. Um impacto que o qualifica hoje como um forte concorrente à presidência da república nas eleições do ano que vem. E nossa afirmação não representa um endosso ou aprovação de nossa parte, mas apenas uma análise com base numa constatação objetiva da realidade.

Contribui para esse cenário uma série de fatores, como o fato de o prefeito tucano ter herdado uma cidade que, para todos os fins práticos, nunca teve governo durante a gestão petista. Contribui também o fato de o prefeito ter conseguido trazer para seu campo e ter integrado em seu projeto político muitas das forças políticas que fizeram parte do movimento pró-impeachment. Essas forças originárias dos movimentos de ruas se tornaram linhas auxiliares da nova gestão socialdemocrata na capital paulista, contribuindo para lhe conferir a tonalidade liberal adequada e necessária em tempos de desgaste de um certo padrão tradicional de discurso de esquerda.

Com efeito, o prefeito tucano e as forças políticas que ele conseguiu arregimentar em seu entorno têm conseguido se aproveitar com maestria do forte sentimento antipetista presente na cidade. Um antipetismo que por sinal tem se mostrado o mais valioso legado que o quase finado PT deixou para a socialdemocracia. Um legado que corresponde a uma retribuição involuntária ao tapete estendido por essa mesma socialdemocracia aos petistas catorze anos atrás no plano federal, quando Fernando Henrique Cardoso preparou o caminho para a ascensão de Lula à presidência da república.

Não podemos deixar de reafirmar que a população paulistana, bem como de qualquer cidade,  merece ter uma administração cujas ações sejam pautadas pelas reais necessidades do município e não pela vocação de impor uma agenda ideológica, como era o caso da administração petista. Nesse sentido, todas as iniciativas da atual administração que venham a atender as reais demandas da cidade e de seus moradores podem e devem ser reconhecidas pelo seu valor e pelo seu mérito.

No entanto, esse reconhecimento não pode nem deve servir de pretexto para a direita conservadora se isentar e se eximir da necessidade de se organizar como força política legítima na sociedade brasileira. A própria democracia demanda e exige que o ambiente político não seja monopolizado por forças de esquerda e centro-esquerda, ainda que esta última esteja repaginada com a incorporação de algumas pautas liberais. É preciso ter em mente que a existência de uma direita conservadora forte e organizada e competitiva no cenário político ajuda a fortalecer e a consolidar a própria democracia.

#CriticaNacional #TrueNews


 

Anúncios

10 comentários sobre “João Dória Júnior & A Direita Conservadora Brasileira

  1. Excelente comentário. Olho vivo!
    No entanto, meu caro Eneas, você, como eu, conhecemos o comportamento do brasileiro, em geral.
    Metaforicamente falando, baixou o preço da cerveja e do feijão com arroz acabou a rua.
    O ‘xis’ da questão é como resolver isso.
    Vejo como única saída a manutenção firme da Lava Jato, colocando na cadeia uma enormidade de autoridades. Isso, por si só, é motivo de sobra para levantar o moral da massa.
    Onde um ambiente jurídico funciona, o povo funciona mais ainda. Não é, infelizmente, o nosso caso.
    Enquanto as coisas estiverem do jeito que estão o nosso povo continuará se arrastando, apaticamente, sem muitas reações de valor, cuidando da própria vida, que já não é fácil.
    Não se trata de uma colocação de desalento, mas uma real constatação.
    São Paulo é a locomotiva, sem dúvida, mas não é o Brasil.

    Curtir

  2. Correto meu caro Paulo Eneas, da minha parte não me iludo com a pirotecnia da centro esquerda, continuarei votando no Jair Bolsonaro mormente se for confirmado a candidatura a presidência da república.

    Curtir

  3. Com estas malditas urnas fraudulentas e este povo achando que PSDB é de direita a esquerda vai continuar no poder e o Brasil cada vez mais no fundo do poço,desculpem o pessimismo, mas estou no meu limite. “Os brasileiros tem os governantes que merecem”

    Curtir

    • Concordo plenamente. Principalmente a ultima frase. Queiramos ou não, a culpa de tudo que aí está é nossa.

      Curtir

  4. Acho que esse Dória é o plano B do PSDB , PMDB , DEM esse papo de que o Godman, o aécio , o FHC, e o serra não vão com a cara dele é papo furado , eles são enrolados com a justiça por corrupção e sabem bem que o partido deles precisam de um Plano B a qualquer momento do jogo, e tambem basta pesquisarem na net que todos vocês veram que á cerca de 2 anos atras bem antes do Dória ser candidato teve uma festa se eu não me engano , na casa do Dória e lá estavam presentes o aécio , Fhc , Jorge Gerdau , varios banqueiros , o marcelo odebrecht , e toda a culpula que á muito tempo financia campanhas presidencias de esquerda no brasil… e tambem se percebe que varios ditos movimentos socias ” MBL , CARLA ZAMBELLI , JOICE HASSELMANN” e as turminhas de movimentos , tão focando em cima dele e fazendo campanha pra ele de graça como se ele fosse realmente de direita rsrsrs, tudo manobra de bastidores , infelizmente na direita brasileira falta lideres conservadores com pulso firme e certo nivel de intelectualidade , o Jair Bolsonaro precisa amadurecer muito .. e estudar mais sobre economica e ir se preparando pra bater de frente nos debates presidencias com ciros gomes da vida e lucianas genros que vão bater em cima dele ate dizer chega .. pra deixa o caminho livre pros esquerdistas chegarem a presidência e materem a hegemonia esquerdista. Bolsonara faça um curso de liderança , aprenda a ter pulso firme e pontuar as palavras de forma mais popular crie um partido conservador e puxe pra cima de você os conservadores brasileiros aprenda a ter influência Liderança homem …

    Curtir

  5. Cada vez mais eu me convenço que Bolsonaro é a opção mais correta para 2018, pois até partido de esquerda agora estão se intitulando de direita e os que eram de direita mesmo como o Bolsonaro agora estão chamando de extrema direita. A baixaria da esquerda não tem fim!

    Curtir

  6. Nao adianta auto manipulação, para mascarar a realidade. Arvore que produz fruto amargo nao pode produzir fruto doce. A aplicação estrategia das tesouras na sociedade brasileira é real.

    Curtir

  7. FHC vendeu a alma pro Sarney, ACM e corja para se reeleger. Depois foi vaidoso em não eleger o poste Serra. Envergonhou-se de defender as privatizações e entregou o país de mão beijada aos seus sócios empreiteiros, que levaram o ser mais corrupto da história ao poder. Tomara que apodreçam todos na cadeia ! Ou morram de câncer no esôfago !

    Curtir

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s