Pessoas Erradas no Lugar Errado & Estratégias Erradas

estrategia-politica

É ingenuidade acreditar que as pessoas erradas no lugar errado poderão ser forçadas por meio do lobby de visitas protocolares e formais a fazer a coisa certa, pois isso não é estratégia mas sim exercício da política no campo exclusivo do imaginário. No mundo real, uma das facetas da política consiste na capacidade que os agentes têm, ou não, de fazer pressão real e concreta para alcançar seus objetivos. 

Nesse sentido, é hora de pararmos de fantasiar e de fazer de conta que existem movimento de rua como entes capazes de fazer pressão real e concreta sobre governantes, e de acreditar que tais movimentos são dirigidos por lideranças políticas capazes de estabelecer estratégias efetivas para exercer esta pressão por meio de mobilização. Isso simplesmente não existe na realidade política brasileira hoje.

O que temos concretamente hoje são algumas figuras públicas que controlam, principalmente o caixa, de alguns dos grupos políticos, que no momento mais se assemelham a grifes, que se formaram no bojo daquele que foi o maior movimento de massas da história do país, e que se esvaiu e se esvaziou um pouco antes da consolidação do processo de impeachment.

As razões para esse esvaziamento já analisamos em artigos anteriores, e consistiram basicamente na decisão desses dirigentes de abandonar o movimento de massas e substituí-lo por ações de lobby junto à classe política. Um lobby inócuo e incapaz de proporcionar resultado algum, como ficou evidenciado pela indicação feita pelo presidente Michel Temer para o novo integrante do STF, ignorando por completo o nome apresentado por essas supostas lideranças.

As iniciativas recentes da classe política, como a aprovação do regime de urgência para votação de projeto de lei que irá liberar os partidos políticos para o exercício permanente de caixa dois, além da disposição já demonstrada pelo presidente da Câmara dos Deputados de votar medidas destinadas a blindar e proteger a classe política de seus crimes, sob pretexto de combater o abuso de autoridade, mostram claramente que só há um caminho a seguir: abandonar a fantasia dos lobbies junto a gabinetes palacianos e voltar para a realidade de um vigoroso e sério movimento de rua.

#CriticaNacional  #TrueNews


 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Pessoas Erradas no Lugar Errado & Estratégias Erradas

  1. Eu e minha esposa participamos de todos os movimentos de rua.
    Se tiver de ir novamente, iremos.
    Pergunta: quem irá promover, ou quem tem força e influência suficientes para convencer uma população que percebe-se já nitidamente acomodada?

    Curtir

  2. .
    Essa população, mais propriamente REBANHO POPULAR, não atua segundo reflexões. Precisa de ANIMADORES a agita-los para tomarem atiudes.

    As tais manifestações (PROCISSÕES) não agitavam para uma verdadeira ALGAZARRA tão ao gosto popular.

    Pensamentos, reflexões e conclusões não causam frenesi e a massa se desanima.
    Não é por acaso que os canalhas fazem sucesso. Eles tem apenas um objetivo (Trotski bem sabia) e tudo que for feito para ayingi-lo é considerado valido segundo a moral que seguem. Assim, pouco se importam com injustiças, danos, destruição de familias, vidas ou lá o que for. Focam no objetivo e tudo se permitem. Como sabem que o REBANHO HUMANO apenas pode ser AGITADO e nunca “consciêntizado” ou levado à reflexões, se dedicam à agitações, a induzir o frenei histérico tão ao gosto popular.

    Animais tambérm podem aprender truques e nem por isso se os diz racionais.
    Humanos também aprende truques para trabalhar e produzir, mas daí a dizer que são todos racionais há uma distância cósmica. …rsrsrs!

    Curtir

  3. O QUE ESSES LIDERES DE MOVIMENTO DE MASSA DEVIAM TER FEITO (E AINDA DEVEM)
    É ESTABELECER CANAIS DE COMUNICAÇÃO PERMANENTE COM AS FORÇAS ARMADAS (E TAMBEM
    POLICIAS) ESCLARECENDO PARA POSTERIOR POSSIVEL APOIO
    DEPOIS DE ESTABELECEREM ISTO POR UM TEMPO FAZER ESTRATEGIAS MAIS FIRMES

    Curtir

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s