Os Quatro Votos de Jair Bolsonaro na Eleição da Câmara

069


O deputado Jair Bolsonaro obteve apenas quatro votos na votação que ocorreu na tarde desta quinta-feita em Brasília para a escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados. É claro que a candidatura foi lançada de último momento com a intenção de demarcar posição numa disputa que estava restrita a um jogo de interesses entre setores da classe política. Porém, os quatro votos obtidos podem servir de elemento para que análises política tendenciosas da grande imprensa reforcem a narrativa falsa de que Jair Bolsonaro não possui a a articulação política necessária para pleitear a presidência da república.

Ainda que tal análise tendenciosa apareça mais tarde como elemento de guerra política, isso não significa que a direita conservadora deva se pautar por ela ou por qualquer outra narrativa que a classe política e a grande imprensa façam ou venham a fazer a respeito da disputa política na sociedade brasileira, pois sabemos que tais análises e narrativas não são isentas ou neutras. Pelo contrário, elas próprias fazem parte dessa disputa política. Assim, feita essa ressalva, esse episódio da votação para a presidência do legislativo nacional pode servir para nos lembrar de algumas coisas importantes:

a) Jair Bolsonaro é a maior e mais importante e a mais legítima liderança política da direita conservadora brasileira hoje. Não sem razão, todo questionamento quanto a esse papel que Jair Bolsonaro exerce tem origem  justamente nos segmentos do campo antipetista dispostos a se alinhar, como de fato já se alinharam, com setores da classe política. Segmentos esses empenhados em se valer do forte sentimento antipetista existente na sociedade brasileira para se apresentarem como alternativa de esquerda renovada, que incorpora certas teses liberais nos campos da economia e da gestão do estado, para dessa forma impedir que se consolide uma alternativa de poder real de viés conservador e de direita. Isso ficou patente nas últimas eleições municipais, por exemplo.

b) Dada essa dimensão política única de Jair Bolsonaro, é imprescindível que ele comece desde já a ter uma atuação que vá além de sua atuação como parlamentar. Jair Bolsonaro deve desde já se propor a ser a principal liderança de um movimento político de direita conservadora em âmbito nacional. Um movimento que transcenda os limites de seu mandato, e que seja inspirado nos movimentos de direita conservadora e nacionalista europeus que estão fazendo frente aos globalistas no velho mundo.

c) No exercício da liderança desse movimento político nacional  conservador e de direita, Jair Bolsonaro deve se inspirar em figuras como o britânico Nigel Farage, que liderou com êxito o movimento do Brexit, bem como em lideranças de mesmo perfil principalmente na França e na Alemanha, onde irão ocorrer eleições esse ano.

d) A direita conservadora brasileira somente irá se constituir como força política organizada na sociedade brasileira a partir de um movimento político de massas de âmbito nacional, que transcenda a atual estrutura partidária. Um movimento que tenha à sua frente a liderança política mais expressiva que a direita possui hoje, que é justamente o deputado Jair Bolsonaro. E por fim, é o sucesso desse movimento em sua capacidade de construir capilaridades em nível nacional,  que irá determinar as possibilidades reais da direita na disputa das eleições presidenciais do ano que vem.


 

Anúncios

14 comentários sobre “Os Quatro Votos de Jair Bolsonaro na Eleição da Câmara

  1. vamos fazer um movimento popular de apoio a bolsonaro independente de articulação politica, não precisamos desses vagabundos do congresso para eleger nosso presidente em 2018

    Curtir

  2. Eu vendo camisetas e adesivos com Bolsonaro Presidente, tudo com preços de custo, e arregimento vários eleitores todos os dias!

    Curtir

  3. Essa votação serviu como um alerta para reiterar que não basta a vitória de Bolsonaro em 2018: é imperioso ter uma base parlamentar para apoiá-lo.

    Sobre a união dos conservadores, urge apoiarmos o Partido Militar, a força conservadora mais organizada que temos no Brasil – liderado pelo Capitão Augusto – e que precisa de nosso apoio para ser homologado perante o TSE.

    http://www.partidomilitar.com.br

    Curtir

  4. Bolsonaro, eu creio, deveria usar esse fato para OSTENTAR em TRIUNFO a sua diferença dentre os políticos.

    Fosse eu e não pouparia UMA Só OPORTUNIDADE de MOSTRAR-ME TÃO DIFERENTE daquele amontoado de PULHAS que se constitui a camara e todo o congresso, incluso aí o executivo e SOBRETUDO e PRIMNMCIPALMENTE o tal JUDICIÁRIO, ou mais propriamente JUDASCIÁRIO.

    Não fosse o JUDASCIÁRIO o COVIL que É, salvo raríssimas exceções, e não se teria este mar de corrupção e canalhice descarada.
    O grande responsável pelo BANDIDTISMO ESTATAL é o JUDASCIÁRIO e seu conúbio velado com a MIDIA os grande patrocinadores e dedicados promotores da corrupção.

    Aliás a construtiora DELTA bem sabe disso e Cavendish muito mais ainda. Daí que, tal como o ocorrido com MERCADDANTE e LOBÃO, foi deixado no esquecimento para ver no que vai dar.

    Mercadante tem familia militar e quem vai ousar mexer com pares estrelados???

    Curtir

  5. .
    Ah!
    concordo que patentes menores ainda possuem uma maioria de dignos militares, mas o alto comando e altas patentes em nada se diferenciam de políticos em sua quase totalidade.

    Contudo podem sentirem-se pressionados por seus hierarquicamente inferiores, mas dignamente superiores.
    Afinal o PODER é dos soldados e não de velhos com mãos sujas.

    Curtir

  6. Sem dúvida, Jair Bolsonaro é um homem de valor, porém ele não representa a única alternativa à direita. Existem outros nomes que estão se erguendo e guardam mais possibilidades de chegar á presidência, tendo em vista que ele foi estereotipado pelos próprios seguidores e está refém de um discurso que amedronta significativa parcela da população que tende para a direita. O outro nome que está em crescimento é o de Thomas Korontai. Bolsonaro, apesar do seu ativismo anti-esquerdista não apresentou até agora um projeto viável para o país. Não basta defender pautas pontuais para se tornar presidente, o postulante à presidência há de ter uma visão maior, de estadista, um projeto de país. Thomas Korontai, apesar de ser relativamente desconhecido do grande público, o que pode ser uma grande vantagem, tem um projeto consistente e viável.

    Curtir

    • Concordo plenamente com sua opnião, Jair Bolsonaro e Thomas Korontai, até o momentos, são únicos dos quais eu conheci (não pessoalmente) que chamaram minha atenção. Bolsonaro defende posições das quais sou a favor, em sua maioria, porém ainda não vi, ou não procurei o suficiente, um projeto bem elaborado de governo para o país. Já o Sr. Korontai se mostrou bastante interessado em reestruturar o país em um república federalista e fazer valer um nova constituição (inclusive aberta para ser discutida e alterada), reforme diversas reformas, sendo boa parte documentada no papel. O problema com ele é a aura que ele emana, de suborninação, falta de autoridade, facilmente manipulável. Isso é só um preconceito inicial e que posso estar completamente errado. Como faz falta um candidato com atitude forte e caráter como o Dr. Enéas C. Ferreira.

      Curtir

  7. E por acaso um bando de ladrões iria eleger um policial para chefe?
    Fora alguns faniquitos contra a bicharada, parabéns Bolsonaro.

    Curtir

  8. Exatamente. o Mito já marcou a posição. Agora é aprender a falar e agir como um Estadista, um “messias” há muito tempo esperado pela Nação Verde-Amarela, tudo isso sem perder a combatividade e agressividade mas com a cabeça fria. BOLSONARO 2018!!

    Curtir

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s