João Dória Júnior e as Próximas Eleições Presidenciais

262

“Haddad é maior e melhor que o PT”, diz o prefeito eleito tucano João Dória em discurso a empresários em Buenos Aires, logo após ser eleito novo prefeito paulistano. Fonte: Estadão.

Como observou de maneira precisa o economista e analista político Leandro Ruschel nessa nota aqui, a cada dia que passa aumentam as chances de o prefeito paulistano João Dória Júnior ser eleito o próximo Presidente da República. Como já vimos afirmando insistentemente aqui no Crítica Nacional desde um pouco antes do impeachment e da derrocada petista, a socialdemocracia e a esquerda repaginada estão fazendo todo esforço para encontrar uma alternativa à possibilidade real de ascensão da direita conservadora nas próximas eleições presidenciais.

Tornou-se claro nos últimos meses que João Dória Júnior tornou-se essa alternativa que a socialdemocracia procurava. E essa alternativa vem se consolidando com o apoio inclusive de segmentos da direita conservadora, que estão se deixando seduzir facilmente pelo show de marketing do novo pop star tucano. 

É evidente que as medidas administrativas iniciais e de zeladoria municipal tomadas por João Dória têm sido benéficas para a cidade e merecem ser aplaudidas. Mas é também evidente que o prefeito tucano tem se beneficiado politicamente do cenário de terra arrasada deixado pelo delinquente petista que o antecedeu, e que foi derrotado de maneira fragorosa nas urnas. Soma-se  a isso um marketing bem elaborado e espetaculoso e tem-se a fórmula pronta do populismo moderno que pega bem e agrada.

E o tratamento hostil que parte da grande imprensa tem lhe dado reflete apenas o fato de as redações dos principais jornais paulistanos serem todas elas tomadas não apenas por esquerdistas, mas por petistas. Os mesmos petistas da elite da esquerda caviar paulistana que sempre tratou bem o antigo prefeito, cuja administração foi toda ela pautada para atender as expectativas ideológicas dessa mesma elite.

O fato é que a direita conservadora dificilmente irá conseguir se apresentar como alternativa real de poder na sociedade brasileira enquanto parcela expressiva dessa mesma direita se deixar seduzir e adotar comportamento de líder de torcida a cada novo pop star socialdemocrata que surge de tempos em tempos.

Basta lembrar que entre as décadas de oitenta e noventa os pop stars socialdemocratas do momento eram Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas. A história pode estar, portanto, se repetindo. E a direita conservadora nacional mostra mais uma vez sua incapacidade de aprender as lições repetidas dessa história.

262b

Se a estratégia das tesouras não tivesse sido criada pelos comunistas russos, a esquerda brasileira a inventaria, e poderia requerer direitos autorais pelo sucesso com que a utiliza.


Anúncios

12 comentários sobre “João Dória Júnior e as Próximas Eleições Presidenciais

  1. Boa noite, Paulo!
    O Dória foi rejeitado pelo FHC, Aécio e Serra. Muitos tucanos de “raiz” saíram do partido por causa dele. Vc acha realmente que ele está dentro do esquema? Muitas pessoas (empresários inclusive) não tem a menor noção do verdadeiro jogo político brasileiro e visando contribuir e pela oposição à esquerda acabam se aproximando de partidos com mais chances de ganhar que se vendem à direita. Parece-me o caso do Dória!

    Curtido por 1 pessoa

    • Tucanos de raizes é o trio de ex-exilados: FHC, Serra e Aloysio q não sairam do partido! Um cara que é do PSDB com um pai ex exilado e que afirma que é totalmente Hillary, tem alguma dúvida? Está somente dividendo o eleitorado do Bolsonaro, pois quem é petista se o Lula for candidato votará nele! Simples, dois candidatos marxistas disputando as eleições de novo!

      Curtir

    • tucano de raiz foi alvaro dias, fundador do partido! ao perceber o jogo do partido, saiu e partiu para outra legenda, ainda nao ou menos contaminada!
      PSDB é a versão de luxo do PT…..

      Curtir

  2. Até agora Dória está fazendo quase tudo certinho. E francamente isso precisa necessariamente incluir um bom marketing senão vocês sabem o que acontece.
    Embora eu seja de direita conservadora, a gente tem que apoiar tudo o que está certo e combater o que está errado, acima do embate ideológico está o bem estar da nossa cidade.
    Embora eu odiei quando ele falou que é Democrata nos EUA e quando faz carinho no Haddad, o meu bom senso, amor por São Paulo e minha integridade me obrigam a reconhecer que Dória está sendo o que eu esperava de um prefeito. Da mesma forma que o Alckmin tem sido um gestor de resultados (por exemplo na segurança pública) principalmente em seu primeiro mandato, antes de ser sabotado pelo PT.
    As cidades precisam acima de tudo de excelentes gestores que coloquem a qualidade de vida dos cidadãos em primeiro lugar.
    Mas eu igualmente me preocupo com a manutenção de una agenda socialista que possa privilegiar a demagogia em detrimento do desenvolvimento e da liberdade.
    O caminho para a direita não será fácil e, na minha opinião, tem que ser gradual. Do contrário corremos o risco de retroceder ainda mais.

    Curtir

  3. Concordo com você.
    A Esquerda, mundialmente falando, é pródiga em camuflagem, desinformação e estratégias de enganação. É simples: não se abandona o poder e as benesses decorrentes disso. É o neopatrimonialismo. Grupos de interesse que se locupletam. E o mais nefasto resultado dessa situação são as pessoas de segundo, terceiro e quarto escalões que, com emprego garantido, apoiam. Só isso.
    Não me deixo enganar.
    Há dias em que a raposa tem de fazer amizade com as galinhas.

    Curtir

  4. Mas ele não é da direita conservadora. Trata-se apenas de um empresário de sucesso que resolveu ser político e trouxe para isso, um excelente time de markting.

    Curtir

  5. A esquerda socialista Fabiana cairá com a delação da Odebrecht e provavelmente caberá a Doria representa-los em 2018 e ser o candidato do centro e da esquerda, contra alguém da extrema-esquerda (Lula já está se candidatando para poder fugir da Justiça ou do país, se a Justiça chegar antes) e Bolsonaro na centro-direita.

    Já comentei várias vezes por aqui que a esquerda não cairia tão facilmente e a eleição não está no papo como Bolsonaro e seus seguidores acham, contando que a Lava-jato vai pavimentar o caminho dele ao Planalto. Para o que se chama de “direita” por aqui, a situação ainda está muito capenga, pois ainda não temos sequer um Partido para chamar de nosso (o Partido Militar, o qual defendo, ainda não está homologado) e aquele PDS, que o Bolsonaro andou ajudando na homologação, não mostrou ainda a que veio.

    Ainda tem muita coisa para acontecer mas o jogo vagarosamente vai se definindo.

    Curtir

    • Concordo consigo em tudo.
      Por exemplo, o senador Álvaro Dias quer ser candidato em 2018. O PSDB não concordou. Eu até o acho politicamente honesto, claro que posso estar errado, mas confio no homem. O PSDB tramou-o, ele saiu e foi para o PV-PR que o apoia. Nunca ninguém o viu envolvido em corrupção e outros delitos. Isso chega para mim.

      Curtir

  6. Paulo Eneas, ouça o programa abaixo e analise a atuação dos liberais e as nuances dos mesmos.
    Como dar guarida aos tucanos, hostilizar o Bolsonaro e reverenciar os poderes estabelecidos.
    Sórdido e revelador!

    Curtir

  7. Até agora o Dória mostrou ser excelente no marketing politico, excelente administrador, excelente político e muito mais. A direita, como a referia no texto acima, ainda nao apresentou um candidato que saiba falar, que saiba de economia, que saiba de política e, por isso, vai ficar a ver navios sem dúvida. O fato de gritar contra bandidos, prender e arrebentar nao é suficiente para ser presidente do Brasil. Talvez seja suficiente para ser chefe de policia, mas é só. A direita se nao aprender economia morrerá na praia, se nao aprender política estará condenada a ser um bom apoio do Dória. E, pelo que ele mostrou até agora, parabéns. Será eleito tb no primeiro turno.

    Curtir

  8. Só os tolos não percebem a táticas dos comunistas tão escancarada. Claro que o PSDB está apostando todas às fichas no Dória já que 2018 está aí do lado! Nessa esquerda podre vale tudo até encenação de briga entre eles para cativar os conservadores, mudasse os personagens mais a pauta da ideologia do capeta continua a todo vapor acabando com a vida do povo brasileiro ano após ano. Esse cabra fabricado não me engana, quantas lapadas no lombo o povo precisa levar para cair em si que a esquerda com seu socialismo à anos está impedindo do Brasil chegar ao patamar de país de primeiro mundo por causa da sua corrupção e etc… Engraçado quando falam que Jair Bolsonaro não tem capacidade para ser presidente o povo elegeu Lula um semianalfabeto já um cara que é formado e concursado como Jair não tem capacidade kkk Realmente vcs são muito coerentes kkk

    Curtir

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s