A Extinção do Petismo e o Projeto Futuro de uma Esquerda Dissimulada

A não ser que ocorra algum fato absolutamente extraordinário e não previsto  no cenário político nacional nos próximos meses, podemos afirmar com algum grau de segurança que o petismo como principal projeto político partidário da esquerda brasileira está liquidado. Já havíamos antecipado esse desdobramento aqui no Crítica Nacional ainda em abril do ano passado, como pode ser visto no artigo O Petismo Como Projeto de Poder Está Liquidado, publicado em nosso portal naquele mês.

No entanto, esse desmonte e aniquilação do PT não devem de modo algum ser interpretados como uma derrota definitiva da esquerda. O impeachment e a derrocada do petismo, bem como o ocaso e a decadência de seu líder máximo, devem ser vistos como um acidente de percurso do movimento comunista no país. Um acidente do qual a esquerda vem procurando se recuperar rapidamente, por meio do empenho em encontrar um substituto partidário para o petismo.

E nesse esforço de recuperação, a esquerda não se furtará em abrir mão taticamente de alguns elementos do discurso esquerdista de viés tipicamente petista, e incorporar em seu novo discurso até mesmo alguns elementos do pensamento liberal.  Não será a primeira vez na história que o movimento comunista irá lançar mão desse recurso de camuflagem e de dissimulação. Essa velha esquerda, que se apresentará em breve como nova, irá procurar se mostrar à sociedade como sendo uma esquerda moderna e palatável, em oposição a uma suposta “extrema-esquerda” representada pelo moribundo petismo.

A esse propósito, não é casual que certas correntes do movimento de impeachment já se refiram ao petismo como sendo de extrema-esquerda. São as mesmas correntes que, além de se alinharem com a parcela da classe política que debandou do petismo, se ocupam basicamente em atacá-lo com a valentia de quem chuta cachorro morto, ao mesmo tempo em que combatem a direita e os conservadores. Isso mostra que o esforço de recomposição da esquerda nacional passa inclusive pela cooptação de forças políticas que fizeram parte do movimento pelo impeachment.


 

6 comentários sobre “A Extinção do Petismo e o Projeto Futuro de uma Esquerda Dissimulada

  1. Será que alguém perde tempo lendo esse blogzinho e extrema-direita? O dono, mesmo tendo de fazer spam na página do astrólogo, não consegue leitores, rs. Aliás, ele posta na página do Olavo, que o ignora solenemente.

    Sinto pena, só isso.

    Curtir

    • Obrigado Sr. ou Sra. Fake por “perder seu tempo” ajudando a dar audiência a um portal de direita e conservador. O fato de você vir aqui não para contestar ou criticar o conteúdo, o que seria perfeitamente aceitável e legítimo, mas tão somente rosnar fanfarronices, é sinal de que estamos no caminho correto.
      __

      Curtir

    • Basta mencionar algumas palavras como PT + queda, esquerda + extinção, dentre outras que automaticamente a militância virtual, e paga com dinheiro público, encontra por filtros no Google e logo se dispõe a fazer o que comunistas o fazem “o ataque a reputações”.

      Parabéns prof. Paulo Enéias, o sucesso do seu site já está incomodando a esquerda, contudo infelizmente, a área de comentários vai em futuro breve estar contaminada destes vermes.

      Curtir

  2. muita gente mon amour…inclusive voce deve ter “perdido o seu tempo”…que acha que pode denegrir a imagem de alguem o chamando de astrólogo…Johannes Kepler tb foi astrólogo, muita gente fenomenal estudou astrologia. ..extrema direita, astrólogo…tu é um bosta

    Curtir

  3. Pingback: libdeexp-20170107-all | News Archive

  4. A resposta perfeita para o nível de entendimento de certos tipos imbecilizados:

    “…tu é um bosta”

    Perfeita resposta!

    Curtir

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s