Imprensa & Movimentos de Rua

Se os movimentos de rua fossem pautar suas ações pelo receio sobre o que a imprensa “vai dizer” a respeito da natureza e do caráter das manifestações, jamais teria havido manifestação alguma nos últimos dois anos. E pela mesmo razão, nem mesmo o movimento de impeachment, que foi ignorado e sabotado e caluniado por quase toda a grande imprensa por meses e meses, jamais teria existido.

Não cabe às lideranças de movimento tomar decisões de recuo com base em narrativas previamente construídas pela imprensa. Cabe sim às lideranças se preparar para enfrentar e desconstruir essas narrativas prévias quando estas não correspondem à realidade, pois esse é o papel do dirigente e da liderança. E quem não consegue exercer esse papel, não está altura de liderar coisa alguma, mas no máximo ser um porta-voz de movimento.

Há algumas semanas um grupo de ativistas de direita, incluindo o editor do Crítica Nacional, organizou uma manifestação até então inédita no país: um ato público de apoio a um candidato republicano para as eleições presidenciais americanas. A reação da imprensa correspondeu exatamente ao esperado: um ataque fulminante na tentativa de deslegitimar e descaracterizar a ação. A despeito dessa narrativa desconstrucionista, o ato teve uma ampla reconstrução e atingiu seus objetivos políticos, justamente porque seus organizadores não se deixaram pautar pela intimidação da imprensa.


 

 

 

Um comentário sobre “Imprensa & Movimentos de Rua

  1. Um dos motivos pelos quais os três patetas, Temer, Renan e Maia, deram a “coletiva” do domingo passado foi justamente o de esvaziar as manifestações previstas para o próximo domingo, Tudo o que essa caterva não quer é ver o povo nas ruas, manifestando-se .contra as tramóias dos políticos. E alguns analistas políticos que se dizem de direita, como é o caso de Reinaldo Azevedo, estão apoiando essa manobra diversionista.

    Curtir

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s