As Dez Medidas & Anistia ao Caixa Dois: Uma Possível Saída Estratégica

O anúncio da intenção do presidente Michel Temer de vetar a anistia aos crimes de caixa dois não pode ser desprezado,  pois o presidente sabe que sua cabeça e seu cargo está na roda de negociações no jogo sujo e bruto que a classe política vem fazendo com a intenção deliberada de se livrar de seus crimes e colocar um freio na Lava Jato. O que importa objetivamente nesse momento é que se a proposta de anistia for aprovada na Câmara dos Deputados, ela o será no âmbito da votação de emendas ao Projeto de Lei das Dez Medidas, que por isso mesmo se tornou um Cavalo de Troia contra os interesses do país. 

Como já dissemos anteriormente em outro artigo, deve-se reconhecer em primeiro lugar que a apresentação desse projeto de Dez Medidas foi um erro de cálculo político. Procuradores do Ministério Público seguramente são competentes na execução das tarefas que lhes são próprias, e o sucesso da Lava Jato até aqui se constitui na evidência inquestionável disso. Mas são amadores no que diz respeito ao jogo político mais pesado de enfrentamento com a classe política. 

Diante desse quadro, uma saída estratégica que pode e deve ser considerada é a retirada do Projeto de Lei da Dez Medidas da pauta de votação. Se o projeto for retirado por iniciativa de seus proponentes, os políticos ficarão “sem chão” no que diz respeito à intenção de aprovar a anistia ao caixa dois e outras medidas de blindagem a seus crimes. E diante do compromisso público do presidente Michel Temer de exercer seu poder de veto, ficaria com a classe política inteira o ônus de tomar a iniciativa de apresentar outro projeto de lei de anistia, tentar aprová-lo e em seguida tentar derrubar o veto presidencial. Essa seria ao nosso ver a melhor opção política a ser exercida nesse momento.


 

2 comentários sobre “As Dez Medidas & Anistia ao Caixa Dois: Uma Possível Saída Estratégica

  1. O melhor a aconhecer seria a aprovação das 10 medidas integralmente e como foi concebida originalmente e sem anistia, “o jogo” referido já encheu o saco do brasileiro, e o momento é o certo, esse país precisa parar de empurrar a solução de suas mazelas com a barriga, tudo aqui se deixa pra depois, e depois nada se resolve.

    Curtir

  2. É mais urgente derrubar o foro privilegiado, pois com as leis já em vigor, o Dr. Sérgio Moro está fazendo mais condenações do que já foi feito na história da república, tratando-se de bandidos da cúpula social.

    Curtir

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s