Mal-Estar & Desconforto Político da Esquerda Light

Parece haver um certo desconforto e mal-estar por parte do MBL ao tratar do resultado das eleições americanas. Durante transmissão ao vivo nessa quarta-feira em sua página no facebook, os integrantes do grupo expressaram desconhecimento sobre certos aspectos da política interna americana, além de uma certa facilidade em adotar e reproduzir alguns dos estereótipos que a esquerda criou em relação a Donald Trump.

Tentaram atribuir o sucesso do candidato republicano a uma linha de campanha supostamente pragmática e desprovida de conteúdo de ideológico, quando na verdade quem acompanhou de perto o processo eleitoral americano sabe que foi exatamente o oposto: o republicano venceu porque seu discurso era essencialmente antiesquerdista e antiglobalista, e em defesa dos fundamentos conservadores da sociedade americana, o que inclui o nacionalismo.

Na análise das razões da derrota dos democratas, os integrantes do grupo tentaram explicar tal derrota em termos de um suposto erro da esquerda americana em se ater apenas questões que eles chamam de comportamentais (talvez querendo dizer agenda ideológica, termo que evitam usar) e que não corresponderiam às preocupações reais do dia a dia do americano comum. Ou seja, o problema da esquerda americana seria, segundo os integrantes do MBL, o de método de fazer política e de se comunicar com a população e não a natureza intrínseca de sua agenda ideológica.

Os pontos de vista expressos na transmissão (que pode ser vista nesse link aqui) reforçam a avaliação que temos feito já há algum tempo de que o MBL, que foi a principal força política na condução do movimento de impeachment, vem fazendo um esforço para se apresentar como alternativa de esquerda light ou moderada que incorpora tópicos da agenda econômica liberal e até mesmo se apresenta como liberais.

O grupo já se constitui em uma das principais forças políticas nacionais, e  procura assumir esse perfil de alternativa de esquerda moderada demarcando claramente sua posição em relação à direita conservadora, atacando-a quando necessário e conveniente, ao mesmo tempo em que endossa a agenda ideológica de esquerda, exceto naqueles itens que consideram puramente comportamentais e de pouca eficácia para a ação política. Voltaremos em breve a tratar desse tema e de suas implicações.


 

7 comentários sobre “Mal-Estar & Desconforto Político da Esquerda Light

  1. “…o MBL, que foi a principal força política na condução do movimento de impeachment.”

    Eles foram adotados pela mídia por terem sido aprovados pelo PSDB no que concerne a corretude política. Nos protestos que participei em Macaé/RJ, não via ninguém do MBL mas tinha muita gente citando Olavo de Carvalho.

    Além disso, pelo que sei, a principal força foi o “Revoltados Online”, do qual o MBL é uma dissidência “à esquerda”.

    Curtido por 1 pessoa

    • Parabéns por ter acreditado desde sempre na vitória de Trump, enquando idiotas-úteis como Reinaldo Azevedo, “antagonstas”,, a Globo em peso, por exemplo, pregavam o contrário e torciam por ele. Você e o Aluizio Amorim foram duas grandes exceções à mediocriade geral. Sei que há outros também fizeram esse papel, mas vocês foram demais!

      Curtido por 1 pessoa

  2. Parabéns por ter acreditado desde sempre na vitória de Trump, enquando idiotas-úteis como Reinaldo Azevedo, “antagonstas”,, a Globo em peso, por exemplo, pregavam o contrário e torciam por ele. Você e o Aluizio Amorim foram duas grandes exceções à mediocriade geral. Sei que há outros também fizeram esse papel, mas vocês foram demais!

    Curtir

  3. O MBL não engana ninguém com mais de um neurônio… mas é preciso tomar cuidado com os lobos em pele de cordeiro, aqueles que se dizem liberais mas não o são de fato (minha linha divisória: se o sujeito diz que o Uber tem de ser totalmente liberado, sem nenhuma regulamentação do estado, “estou fora”; quando o questiono se também de ser totalmente liberados – sem qualquer regulamentação – os ônibus urbanos, o camarada fica com cara de imprensa brasileira após a vitória do Trump…).

    Curtido por 1 pessoa

  4. .
    Uma boa ideia para blogueiros não esquerdistas é começar a projetar um blog de notícias e análises, se possível em tempo real e com informações culturais de verdade, como por exemplo explicando o que é Socialismo e o que seria o fantasioso Comunismo que SÓ SE REALIZARIA NATURALMENTE APÓS O SOCIALISMO PROVER A ABUNDÂCIA ABSOLUTA. Quando então o Estado (essa hierarquia de recebedores de impostos) se desfaria no ar. PQP!!!

    Muitas outras questões poderiam ser esclarecidas numa ala “INFORMAÇÂO”, mostrando as propostas do NACIONAL SOCIALISMO e do FASCISMO, ambos SOCIALISTAse a defendida CLT uma herança do FASCISMO para o povo bananeiro (Carta del lavoro). Informar que Mussoli tentou fundar uma REPÚBLICA SOCIALISTA no norte da Itália, antes de ser trucidado também pela população.

    IA BOMBAR! e ia dar muita grana, veja O ANTAgonista com tem faturado… pensem nisso!

    Na verdade o embuste maior é a deturpação semântica da qual se vale o PODER de viver à custa de impostos e privilégios.

    MANIPULAM A SEMÂNTICA E NAO É POR ACASO:
    – Funcionário do governo é dito funcionário público ou, mais cretino ainda, de SERVIDOR PÚBLICO. Assim afastam neurologicamente a ideia de que os funças têm ambições e vivem para si mesmo como qualquer cidadão.

    – Inventam empresas ou instituições “SEM FIM LUCRATIVOS” …embora os donos e funcionários cheguem a receber polpudos salarios e benesses mil.
    Ora, Lucro, POR DEFINIÇÃO HONESTA: LUCRO = RECEITA – CUSTOS. Portanto é impossível alguém viver sem lucro. Até uma parte do salário É LUCRO. Lucro = salário – custo para trabalhar.

    No mais um empresário trabalha e investe em benefício dos clientes e empregados. caso não beneficiasse nem um nem outro, não teria nem clientes e muito menos empregados.

    – Inventam impostos e os chamam de “CONTRIBUIÇÃO”.

    – AO JUDICIÁRIO chamam de justiça (um erro, pois o judiciário teoricamente deveria fazer cumprir-se as leis, sejam elas justas ou injustas. Afinal o LEGAL NÃO É o mesmo que LEGITIMO. Em Cuba ou na Venezuela as leis são arbitrárias e tendenciosas, mas o judiciário as tem que fazer cumprir. Ou seja, JUDICIÁRIO NÃO É JUSTIÇA.

    – MILICIAS POLÍTICASsão chamadas de “MOVIMENTOS SOCIAIS” e somente de esquerda o são. Se não for bandidos esquerdistas aí chama de milicia mesmo.

    – Falam em liberdade de expressão e democracia, MAS PROIBEM BOLSONARO de se expressar e uma reporter de dar sua opinião (Raquel Sherazade) entre muitos fatos.

    Homenagear Coronel Ustra (acusado de tortura por guerrilheiros que matavam e torturavam) é apologia a torturador, MAS HOMENAGEAR MARIGUELA – reconhecido terrorista que escreveu o manual do guerrilheiro urbano usado por terroristas na Italia e Alemanha – aí é livre expressão.
    Bem como assaltantes, assassinos, terroristas cobvardes e torturadores socialistas podem ser homenageados por qq um, e mesmo assumidos seguidores podem se eleger.
    mas na tal di democracia falar contra socialistas e citar seus adversários é CRIME de OPINIÃO.

    CANALHAS!!! COVARDES!!! …Chamam Pinochet de ditador e Fidel Castro de “LÍDER CUBANO”.

    Queriam cancelar a anistia para o lado da milicada, MAS QUEREM QUE AS FARC’s SE TRANSFORMEM EM PARTYIDO POLÍTICO deepóis de MATAREM mais de 50 000 (CINQUENTA MIL) PESSOAS DA POPULAÇÃO INDEFESA EM ATOS TERRORISTAS e sequestrar E TORTURAREM POR ANOS MILHARES DE INDIVÍDUOS INDEFESOS da populaçao civil.

    TERRORISTAS e NARCOTRAFICANTES!!!

    A esquerda é formada por CRÁPULAS, MANÍACOS PSICOPATAS LITERALMENTE sem qualquer hiperbole ou metáfora.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Paulo, tenho percebido que nos posts do MBL eles sempre dizem: “a extrema-esquerda…”, nunca “a esquerda”. Parece realmente uma estratégia de se distanciar e ser uma alternativa, como uma verdadeira “esquerda light”.

    Curtir

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s