Manifestação de Brasileiros Em Apoio a Donald Trump: Um Marco Histórico

O ato organizado por brasileiros em apoio a Donald Trump no último sábado em São Paulo atingiu seus objetivos. A manifestação, que reuniu dezenas de pessoas na Avenida Paulista, repercutiu em toda a imprensa do país e em vários veículos da imprensa internacional. Ainda que a quase totalidade das matérias tratando da manifestação tenham adotado uma abordagem enganadora e distorcida, o fato realmente importante é que a realização do ato em si foi uma marco na história política do país nas últimas décadas.

Durante cerca de meio século, a esquerda brasileira exerceu, e ainda exerce em parte, o monopólio da iniciativa política em todas as áreas, inclusive no que diz respeito a se manifestar sobre assuntos políticos do exterior. Essa mesma esquerda já realizou inúmeras manifestações em apoio a todo tipo de regimes de ditaduras socialistas e comunistas do mundo, como Cuba, Coreia do Norte e Venezuela, bem como atos de apoio a candidatos de esquerda em eleições disputadas em outros países. A direita conservadora, por sua vez, sempre manteve um silêncio quase obsequioso no que diz respeito a assuntos políticos do exterior.

O ato realizado no último sábado serviu para romper esse silêncio. Foi a primeira vez em décadas que a direita brasileira saiu às ruas se apresentando como direita, para manifestar claramente seu apoio a uma candidato de direita em uma disputa eleitoral no exterior. Nesse sentido, o ato foi um feito histórico: nunca em décadas recentes uma manifestação política teve um viés anticomunista tão explícito e nunca se mencionou a palavra direita com tanta naturalidade.

A grande imprensa mentiu ao fazer a cobertura do ato, dando a entender que a manifestação havia transformado a Avenida Paulista em praça de guerra de confronto entre apoiadores de Trump e seus oponentes. Nada poderia ser mais falso: o ato transcorria sem qualquer incidente, até o momento em que um grupo de delinquentes comunistas resolveu aparecer e tentar intimidar os manifestantes, chegando até mesmo a agredir um cadeirante. Os manifestantes reagiram à tentativa de agressão e contiveram os agressores até a chegada da polícia, que prendeu quatro deles. Em seguida, o ato prosseguiu sem qualquer outro incidente.

O vídeo abaixo, produzido por Paulo Mello, traz os principais momentos da manifestação:
https://www.youtube.com/watch?v=nkdpxa2mX-M

O segundo vídeo abaixo traz a gravação de um hangout entre os organizadores do ato:
https://www.youtube.com/watch?v=7xniPz7asEc


Um comentário sobre “Manifestação de Brasileiros Em Apoio a Donald Trump: Um Marco Histórico

  1. Pingback: lde-20161106-ed | News Archive

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s