Prisão de Lula: Simbolismo & Realidade Política

Apesar dos rumores da madrugada de domingo para segunda, Lula não foi preso. Tudo não passou, outra vez, de um rato rugindo. O mais provável é que o boato tenha sido plantado pelos próprios petistas para aferir a capacidade de mobilização do que resta de militância de um partido em vias de extinção. Mesmo porque, a esquerda não tem objeção moral alguma em mentir para sua própria militância e manipulá-la, quando for necessário. Possivelmente as poucas pessoas que compareceram essa madrugada em frente à residência de Lula em São Bernardo estavam apenas cumprindo o papel de massa de manobra do aparatchik partidário petista.

Em algum momento Lula poderá ser detido e formalmente processado. É evidente que se essa prisão vier a ocorrer ela terá por si só um simbolismo político enorme, e todos os brasileiros de bem terão motivos de sobra para comemorar. Mas acreditamos ser pouco provável que Lula venha a ser preso para cumprimento de uma sentença. Além do fator idade, Lula tem à sua disposição um exército não mais de militantes, mas de advogados muito bem pagos que usarão de todos os meios e brechas legais para impedir que ele venha a ser condenado em segunda instância.

Portanto, do ponto de vista da guerra política contra a esquerda, a prisão de Lula é um fator ou variável não controlada. O que realmente importa é constatar que Lula já é um cadáver político, como estamos afirmando nesse portal Crítica Nacional há mais de um ano: ele é covarde o bastante para não sair às ruas e encarar as pessoas comuns, candidatos de seu partido se recusaram a associar a respectiva imagem à imagem dele nas últimas eleições, e sua cria política mais importante sofreu uma derrota humilhante na disputa eleitoral paulistana.

A eventual prisão mesmo que temporária de Lula, ainda que represente o cumprimento de uma justiça que tem que ser feita, do ponto de vista político será o corolário de um processo político por si só irreversível e que independe dessa prisão: a transformação do maior falsário político da história recente do país em um fantasma político ambulante que supostamente ainda lidera um partido que está em vias de se extinguir.


O livro Geopolítica Contemporânea: Desconstrução de Narrativas da Esquerda Globalista, de autoria do editor do Crítica Nacional pode ser adquirido nesse link aqui  com desconto.


4 comentários sobre “Prisão de Lula: Simbolismo & Realidade Política

  1. A internet dá a oportunidade de qual quer um emitir sua opinião. Por mais inepta, desprovida de base legal, raza como uma gota de ignorância.
    Neste caso, o que outros líderes nunca vão ter, nem pagando: uma legião de militantes, que seja convocado ou não, tem algo em que acreditar, a mobilização social é uma luta que demagogos e entreguistas desconhecem.
    Queria deixar que este artigo inexpressivo caísse no sombrio lugar de onde brotou. Mas se se aventura a escrever, aceite as críticas que ora se faz necessário. E a controvérsia esteja contigo.

    Curtir

    • Tão sombrio e inexpressivo que chegou até você, assim como a milhares de pessoas, e você se deu ao trabalho de comentar, tentando fazer um certo malabarismo retórico oco que não convence ninguém. Obrigado por nos prestigiar e nos dar uma mostra de como somos realmente “inexpressivos”.
      __

      Curtir

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s