Manifestações de 31 de Julho: Brasileiros Voltam Às Ruas

158

No próximo domingo, dia 31 de Julho, os brasileiros bem voltarão às ruas para dar prosseguimento às mobilizações populares que determinaram os rumos do cenário político nacional nos últimos dois anos, e que foram as maiores de nossa história. Milhões de pessoas foram às ruas nos últimos meses em grandes manifestações no país inteiro que resultaram na criação do ambiente político que resultou no impeachment. E o sucesso desse movimento cívico foi conseguido apesar do boicote e das mentiras de toda grande imprensa alinhada com a esquerda, apesar da canalhice do meio acadêmico e artístico brasileiros também alinhados com a esquerda, e também apesar dos inúmeros erros de estratégia cometidos pelas supostas lideranças desse movimento cívico.

Desde a aprovação do impeachment, as supostas lideranças do movimento cometeram o erro de desmobilizar as manifestações e não foram capazes de fazer a leitura correta da conjuntura política que se seguiu ao afastamento da ex-presidente. Conjuntura essa marcada pela acentuação do caráter autoritário e antidemocrático do estado brasileiro através de suas instituições que foram aparelhadas pelo petismo, especialmente o judiciário através da ativismo judiciário da suprema corte, conforme destacamos nesse artigo e nesse outro. O esvaziamento das ruas e a ausência de ação institucional mais articulada, além das dubiedades, inexplicáveis ao nosso ver, quanto ao posicionamento político em relação ao governo de Michel Temer, criou a situação paradoxal na qual a esquerda retomou o protagonismo da ação política logo após ter sido derrotada no processo de impeachment.

Em meio a esse cenário de desorientação, diversos grupos decidiram há mais de um mês marcar novas manifestações para o próximo domingo. No entanto, por razões que precisam ser ainda explicadas, dois desses grupos decidiram boicotar as manifestações faltando menos de uma semana para a realização das mesmas. Um desses grupos foi o MBL, que teve papel importante e relevante ao longo de todo o processo de mobilizações pelo impeachment. Outro grupo, mais inexpressivo e de pouca relevância, chamado NasRuas, também decidiu pelo boicote, e para isso chegou até mesmo a postar um vídeo endossando boatos levianos e irresponsáveis a respeito da segurança dos manifestantes no próximo domingo.

No caso do MBL, a atitude irresponsável e politicamente delinquente do grupo teve um efeito muito mais perverso: vários veículos da grande imprensa publicaram matérias na terça-feira informando o suposto cancelamento das manifestações. A Folha de São Paulo, jornal que mais boicotou e mentiu a respeito das manifestações e onde um dos líderes do grupo é colunista, chegou a afirmar que as manifestações do próximo domingo haviam sido canceladas devido a baixa adesão, segundo avaliação desse próprio colunista.

A realidade é que esse conjunto de mentiras e de desinformação não resiste aos fatos concretos. As manifestações marcadas para o próximo domingo estão mantidas e todos os demais grupos envolvidos estão empenhados na mobilização e no esforço de convocação. Qualquer afirmação feita em sentido contrário é desinformação que está sendo plantada ou disseminada nas redes com outra finalidade.

Cabe agora ao MBL pelo seu peso e importância e ao NasRuas, a despeito de sua irrelevância, explicar em primeiro lugar aos seus seguidores e também ao público em geral, quais foram as motivações que os levaram a agir de maneira leviana e irresponsável, plantando informações falsas e boatos sobre um cancelamento que nunca existiu e nunca foi decidido pelos vários grupos empenhados no esforço de mobilização.

A Manifestação de 31 de Julho Está Confirmada
162

Nessa terça-feira foi feita uma reunião com representantes dos grupos e a Polícia Militar do Estado de São Paulo para definir localização de grupos e caminhões de som na Avenida Paulista, conforme mostrado na foto acima. Ao longo desta semana, o Crítica Nacional irá abrir espaço para que os grupos comprometidos com a mobilização possam postar vídeos em nosso portal convocando para a manifestação do próximo domingo.


Anúncio_C2

3 comentários sobre “Manifestações de 31 de Julho: Brasileiros Voltam Às Ruas

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s