Folha de São Paulo Confirma Nossa Análise

O jornal Folha de São Paulo publicou nesse domingo uma matéria que confirma, de modo quase literal, o que havíamos antecipado aqui no Crítica Nacional na semana passada nesse artigo aqui e em seguida nesse outro. Em ambos dissemos basicamente que o petismo já se deu conta de que não há como parar a Lava Jato, e que justamente por isso optou pela estratégia de fazer com que a operação investigativa trabalhe, ao menos em parte, a seu favor. E nesse caso, trabalhar a favor do petismo significa produzir resultados que estejam de acordo com os interesses do petismo no curto prazo.

O principal interesse de curto prazo do petismo não é a hipotética volta de Dilma Rousseff à presidência, pois o próprio partido sabe que a possibilidade de que isso venha a correr é virtualmente nula. E uma parcela expressiva do petismo nem mesmo quer essa improvável volta. O objetivo estratégico do petismo no curto prazo é inviabilizar o governo de Michel Temer, para com isso abrir uma crise institucional que venha a desaguar na realização de novas eleições imediatas. Eleições que seriam realizadas no escopo da atual legislação eleitoral, criada justamente pra beneficiar a esquerda, e que inclui o uso de urnas eletrônicas que não permitem ao cidadão acompanhar o processo de apuração, além de critérios de distribuição de recursos do fundo partidário e de tempo de televisão que também beneficiam apenas ao petismo e seus aliados, tanto os fisiológicos quanto os da esquerda.

Na reportagem da Folha desse domingo, os petistas verbalizam sob o disfarce de análise e de conjectura, aquilo que já vem sendo operado nos bastidores da Lava Jato por meio de seus prepostos da mentalidade esquerdista presentes tanto no Ministério Público Federal quanto na Procuradoria Geral da República, conforme detalhamos em nossos dois artigos linkados acima. O petismo sabe que, em vista de sua incapacidade de promover pressão social real por meio de mobilizações populares autênticas, somente lhe resta o caminho “por cima”, no âmbito das instituições de estado aparelhadas, para tentar reverter o cenário político de momento a seu favor. Suas pseudomanifestações de rua e os atos públicos de delinquência de suas milícias são apenas jogo de cena para manter a coesão do que restou de sua minúscula base social mobilizável.

Os erros do campo antipetista
O campo antipetista por sua vez cometeu um erro grotesco e primário ao ter desmobilizado os milhões que foram às ruas logo após a aprovação do impeachment. E o argumento de que as pessoas estariam “cansadas” de manifestações é simplesmente cínico e mentiroso, pois foi o mesmo argumento usado ainda no ano passado após as manifestações do primeiro semestre, quando as supostas lideranças resolveram desmobilizar as manifestações para organizar a fracassada Marcha para Brasília, de triste memória. O argumento do suposto “cansaço” com as manifestações por parte da população se mostrou falacioso meses depois, quando foram realizadas as maiores mobilizações da história do país e que asseguraram em grande parte a aprovação do impeachment.

Continuamos com a avaliação de que o processo de impeachment é irreversível, conforme apontamos nesse artigo aqui, até porque a hipotética e improvável volta de Dilma ao poder não interessa nem mesmo ao petismo. Mas entendemos que existe um novo capítulo, um day after pós-impeachment, associado à luta contra o petismo, para o qual o movimento pró impeachment não se preparou e não foi capaz de antecipar cenários.

E justamente por isso está agora correndo atrás do prejuízo, tentando marcar novas manifestações que estão relativamente distantes no calendário político. O fato é que nesse momento o petismo continua jogando sozinho o jogo que lhe interessa, no âmbito das instituições do estado, que continuam devidamente aparelhadas a seu serviço, e isso é mais uma evidência de nossa imensa fragilidade.


 

Um comentário sobre “Folha de São Paulo Confirma Nossa Análise

  1. Pingback: Provável Cassação de Eduardo Cunha: Vitória da Esquerda & Ativismo Judiciário | Crítica Nacional

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s