A Direita e o Céu Estrelado

Uma de nossas grandes mazelas políticas, e que tem sua origem em nossa miséria cultural e civilizacional, é que parcelas expressivas do segmento informado e supostamente politizado da população, incluindo o campo da direita conservadora, padecem da ingenuidade de acreditar que o combate à corrupção é o limite do horizonte de toda a atuação política. A partir daí, esses segmentos abrem mão de qualquer preocupação com estratégias, e acabam muitas vezes atuando como idiotas úteis a serviço da esquerda.

A esquerda, por sua vez, já aprendeu há quase um século a importância de se ter uma estratégia bem elaborada de ação política, inclusive para os momentos de derrota. Podemos observar isso nesse exato momento da história do país: passadas algumas semanas do impeachment, quem está vencendo alguns dos embates políticos contra o governo de Michel Temer é a esquerda. E ela tem vencido, entre outras razões, por que ela já possuía uma estratégia de ação preparada, uma vez que a esquerda já sabia, a partir de um dado momento, que o impeachment iria ocorrer.

Por outro lado, a direita ainda não foi sequer capaz de reconhecer a dimensão da vitória que obtivemos ao derrotar o petismo, não foi capaz de elaborar uma estratégia de atuação posterior e nem mesmo conseguiu adotar um posicionamento baseado na real politik em relação ao novo governo. Ou seja, nesse exato momento da história nacional, a direita está paralisada contemplando o céu estrelado, enquanto a esquerda atua livre e sozinha no campo da guerra política.

É paradoxal que justamente o momento no qual obtivemos após décadas a primeira e rotunda vitória contra a esquerda ao derrotar o governo petista, seja o mesmo momento em que ficam evidenciadas a nossa incompetência política em termos estratégicos e a nossa profunda e gritante carência de lideranças políticas orgânicas capazes justamente de orientar os atores políticos da direita conservadora para uma ação política estrategicamente elaborada.

Artigos relacionados:
Não Podemos Subestimar Nossa Vitória 
A Perspectiva Conservadora da Nação
A Direita Ainda Não Entendeu Suas Prioridades 


 

3 comentários sobre “A Direita e o Céu Estrelado

  1. … é que parcelas expressivas… – sinceramente não vejo ninguém atualmente com características de direita conservadora, vejo sim figuras notórias que passaram por partidos e partidos esquerdistas e oportunamente estão em algum partido “dito” de direita, o que realmente e infelizmente, não os temos no Brasil.
    … já aprendeu há quase um século … é sabido que os esquerdistas estão nessa luta há muito tempo e seria inconcebível não terem um plano de alavancar qualquer possível retrocesso em seu plano nefasto e, levando em consideração as gravações do Machado, conclui-se que todos, eu disse todos, estão mancomunados para o mesmo fim, embora divirjam entre quem vai continuar no comando da facção, de qual setor e quanto irão abocanhar.
    … Por outro lado,… –COMO QUEM NUNCA FOI ALGO PODERIA RECONHECÊ-LA? A paralisação advém do fato de um falso líder que, ao sentir-se jogado ao breu pelos mesmos que o construíram e imputaram, no bojo da sua ignóbil e discrepante personalidade maquiavélica, quer continuar no poder porque se crê investido, e a sua família, de algum poder superior, alçando assim ao OLIMPO da NOVA ORDEM MUNDIAL, em detrimento de todo o povo brasileiro.
    Perdoe-me, mas o paradoxo não existe porque não obtivemos vitória alguma, pois o IMPEACHEAMENT nada mais foi do que um conchavo pra livrar a cara de todos OS TRES PODERES e, por conseguinte queimar a lava jato; e quanto à evidência de nossa incompetência política e… – não houve e acredito que na atual conjuntura está difícil de despontar alguma liderança de direita, haja vista alguns movimentos pró-impeachmant se dizendo apartidários sendo patrocinados pelos mesmos políticos que achacam.
    Aprecio teus artigos e os compartilho, mas não vejo pelo mesmo prisma essa manipulação feita pelo governo.
    Sou intervencionista. Acredito que só com uma boa limpeza se poderia almejar algo como “garimpar” lideranças políticas ou mesmo “fabricá-las” dentro de um conceito lógico de democracia conceitual e não utópica como a pregada até hoje por nossos falsos líderes.

    Curtir

  2. A esquerda, diga-se SOCIALISMO, tem por ÚNICO OBJETIVO a manutenção do PODER ESTATAL de EXPLORAR POPULAÇÕES.
    Este é o negócio de quem VIVE do PODER e NÃO do TRABALHO.
    Evidente que são EXPERTS no SEU NEGÓCIO. Já os que vivem do trabalho, nada entendem de viver do Poder.

    Lembro da acomodação de todos que conheci e que não eram esquerdistas (defensores do Estado totaluitário). Todos se diziam tranquilos porque os militares não deixariam a esquerda assumir o Poder. Nada adiantava eu afirmar que milicos também vivem do Poder e mesmo oa parte apoiava a esquerda ao lado de Jango e Brizola. Milicos sabem de tudo que acontece, mas são parcialmente coniventes e também corruptos.

    Foi Geisel – o general NACIONAL SOCIALISTA dono da Petrobras – quem organizou a esquerda e criou Lulla. Vide que os safados agregados a Geisel se encontram atualmente alinhados com o PT. Lobão é o mais notório braço direito de Geisel que esta desde o inicio com o PT. Lobão era jornalista da Globo e foi escolhido po Geisel para ser seu braço direito no congresso.

    Concordo:
    “padecem da ingenuidade de acreditar que o combate à corrupção é o limite do horizonte de toda a atuação política. A partir daí, esses segmentos abrem mão de qualquer preocupação com estratégias, e acabam muitas vezes atuando como idiotas úteis a serviço da esquerda.”

    e mais ainda:
    “a direita está paralisada contemplando o céu estrelado, enquanto a esquerda atua livre e sozinha no campo da guerra política.”

    Excelente site, meu preferido.

    Curtir

  3. Pingback: Provável Cassação de Eduardo Cunha: Vitória da Esquerda & Ativismo Judiciário | Crítica Nacional

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s