Lula parece não ser tão inteligente quanto afirmam

033

 

Lula não é tão inteligente como muito querem fazer acreditar. Em ato realizado nesse sábado em Fortaleza, o chefe supremo petista desferiu ataques a Michel Temer, acusando-o indiretamente de ser convivente com um suposto golpe, sugerindo que Temer deveria antes aprender a disputar eleições. E por fim arrematou pretendendo dar lições de direito constitucional ao jurista vice-presidente. Lula outra vez chamou de golpe o processo de impeachment que ocorre no parlamento nos termos estabelecidos pelo texto constitucional. O mesmo texto do qual os petistas e seus aliados estão se valendo para tentar mover um processo de impeachment contra Michel Temer, antes mesmo de ele tomar posse.

Se não bastassem esses ataques explícitos que o sindicaleiro Lula fez em palanque contra o ordenamento institucional do país, ele outra vez colocou em cheque a credibilidade, se é que ainda existe alguma, do STF ao afirmar para quem quisesse ouvir e entender que espera que a corte o autorize a se tornar o presidente de facto, assumindo um terceiro mandato sem ter sido eleito para tal, por meio do disfarce do cargo de ministro. Que Lula e os socialistas-comunistas abrigados no petismo não têm nem nunca tiveram apreço algum pela democracia e pelas instituições, isso nós já sabemos. O que causou uma certa surpresa foi observar que em Lula o apelo irresistível à bravata de palanque parece falar mais alto que sua suposta e superestimada inteligência política.

Ao atacar Michel Temer e acusá-lo indiretamente de golpista, Lula fortalece o vice-presidente até mesmo junto aos setores mais fisiológicos e cooptáveis dos peemedebistas, pois obriga o vice a sair de sua aparente equidistância formal e partir no corpo a corpo para enfrentar o açodamento promovido pelo petismo. E ao “anunciar” sua futura posse como presidente de facto, ilegítimo e não eleito, Lula impõe mais um constrangimento público ao supremo, dando a entender que a corte dará o aval para o golpe de estado que ele e o petismo pretendem dar por meio da fraude institucional que representará sua possível posse como ministro do moribundo governo petista.

As atitudes recentes da cúpula petista e da própria presidente evidenciam que o petismo decidiu abandonar de vez qualquer consideração, ainda que meramente protocolar ou formal, com as instituições e a democracia. O partido decidiu ir para o tudo ou nada para se manter no poder a qualquer custo. Mas quando se parte para o tudo ou nada em política, a necessária sutileza e frieza, acompanhadas da visão em perspectiva do cenário, que a ação política demanda acabam se perdendo. E nesse modus operandi de tudo ou nada, cada tiro disparado pode ser uma pontaria certeira no alvo ou um tiro no próprio pé. E nesse sábado em Fortaleza, Lula deu dois tiros no próprio pé.

(Ilustração: reprodução da Revista Veja de foto de Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

000 Anuncio Template


O Jornal Crítica Nacional depende somente de seus leitores para se manter
Colabore e clique aqui para fazer uma assinatura de contribuição para o jornal

2 comentários sobre “Lula parece não ser tão inteligente quanto afirmam

  1. Lula é uma raposa da velha politica do toma lá e dá cá. Se aliou a burguesia das grande empreiteiras e cooptou o lump, ou seja a pobreza com algumas migalhas. POr outro lado seus seguidores introjetaram uma crença de infalibilidade do seu Deus encarnado e ficam ainda gritando Lula Lá, como se Lá ele não estivesse há 16 anos, chafurdando na lama da corrupção. Depois desse comicio em Fortaleza ele pegou seu jatinho particular, pago por quem nós não sabemos e seus seguidores foram para suas casas achando que viram o salvador da pátria.

    Curtir

  2. Pingback: O jogo do impeachment está virando em favor do Brasil e contra o PT | Crítica Nacional

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s