Cuidado com a Desinformação!

037

Uma mensagem acompanhada de um vídeo que circula nas redes sociais desde ontem tem gerado confusão e desorientação. A mensagem e o vídeo afirmam que o STF irá votar no dia 6 de Abril a adoção do regime parlamentarista, em que Dilma permaneceria na presidência e Lula assumiria o cargo de primeiro ministro. Essa afirmação é rigorosamente falsa! O plenário do supremo agendou para essa data a votação de mandato de segurança impetrado por Jaques Wagner contra um procedimento da mesa diretora da câmara relativo à tramitação de uma proposta de emenda constitucional de autoria de Aloysio Nunes que de fato propõe a adoção do parlamentarismo.

É impensável supor que o plenário da Suprema Corte irá conceder mandado de segurança que implique por si só na alteração da forma e do sistema de governo! Quem está divulgando essa informação por meio de vídeo nas redes sociais está cometendo a irresponsabilidade de semear desinformação e confusão, além de tirar o foco do embate político que realmente importa no momento: exercer o máximo de pressão sobre os parlamentares indecisos ou contrários ao impeachment, para que estes mudem de posição sob o risco de terem suas carreiras políticas arruinadas. Esse deve ser nosso embate principal no momento. 

Além de divulgar informação errada de maneira alarmista e irresponsável, o tal vídeo comete o erro político primário de endossar a mesma proposta que foi apresentada em editorial na Folha de São Paulo desse domingo propondo novas eleições. Uma proposta que é uma armadilha que só atende aos interesses da esquerda, que procura alternativas imediatas ao petismo moribundo para fazer frente à direita que vem crescendo, como mostramos nesse artigo aqui. A votação relevante que vai ter essa semana no STF estava originalmente marcada para do dia 6 de Abril, quando a corte irá decidir se Lula poderá ou não assumir cargo de ministro. Mas temos informação de que essa votação aparentemente foi adiada e confirmaremos ou retificaremos isso mais tarde.

De resto, recomendamos aos leitores tomar o máximo de cuidado com a montanha de desinformações que estão circulando esses dias, seja por ignorância sobre o assunto ou por má fé pura e simples. E no caso de informações de natureza jurídica, onde as dúvidas são mais comuns, recomendamos aos leitores acompanhar as páginas de profissionais da área do direito que postam esclarecimentos técnicos a respeito desses temas, como o Dr. Taiguara Fernandes, Dra. Cristine Nicolau, Dra. Márcia Torres, Dra. Lidiane Biezok. Uma vez feito o esclarecimento técnico-jurídico, o leitor poderá formar sua opinião política de maneira mais embasada e sem alarmismo ou precipitação. 

000 Anuncio Template


O Jornal Crítica Nacional depende somente de seus leitores para se manter
Colabore e clique aqui para fazer uma assinatura de contribuição para o jornal

Um comentário sobre “Cuidado com a Desinformação!

  1. Pingback: Mais um esclarecimento sobre outra decisão do STF envolvendo Lula | Crítica Nacional

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s