Uma radiografia da base social do petismo

045

Identificar quem são realmente as pessoas e os segmentos sociais que ao longo desses anos deram sustentação e se beneficiaram das políticas esquerdistas do petismo e que formaram a suposta base social do partido e do governo não é uma tarefa muito difícil. Trata-se de uma minoria bastante heterogênea de setores sociais que têm em comum o fato de terem se tornado sócios, em graus diferentes, do verdadeiro butim que o petismo promoveu ao tomar de assalto as instituições do estado brasileiro.

a) Uma parcela expressiva do grande capital, a começar por banqueiros, e que inclui empreiteiras e grandes empresas amigas do poder com acesso fácil a crédito do BNDES e outras fontes de recursos públicos. Esse segmento inclui também os donos dos principais meios de comunicação, uma vez que o governo federal e as estatais aparelhadas são os principais players do mercado publicitário nacional.

b) A elite de esquerda, formada por gente originária da classe média e classe média alta e que inclui a quase totalidade dos jornalistas e da pseudo intelectualidade das universidades públicas.

c) A gigantesca burocracia partidária direta e indireta, formada por pessoas que melhoraram e muito de vida ocupando posições na máquina do partido ou de seus braços e extensões informais, chamados eufemisticamente de movimentos sociais. Inclui também a burocracia sindical do setor privado e público, cujos integrantes ascenderam socialmente graças ao imposto sindical tomado dos trabalhadores. Esse estamento burocrático sindical enriqueceu enormemente na era petista, por conta também das relações nada transparentes com o poder público envolvendo mecanismos como convênios e outros expedientes destinados ao desvio de dinheiro público.

d) A quase totalidade da classe artística nacional, que se tornou na prática uma parasita do estado através da Lei Rouanet, fazendo com que a maior parte dos artistas se tornassem basicamente funcionários públicos que não prestaram concurso.

e) E por fim uma parcela cada vez menor da população realmente pobre e desinformada, que foi enganada pelo petismo nos últimos anos tornando-se dependente e cativa da ajuda estatal. Uma ajuda que lhe garantiu continuar na pobreza com a ilusão de que estava melhorando de vida e que possibilitou ao petismo usar da chantagem contra essa mesma população dependente nas últimas eleições.

Essa é o real e diminuto conjunto heterogêneo a que se reduziu a base social petista. Quando os petistas usam de retórica para dizer que falam em nome do povo ou que representam os trabalhadores, eles estão apenas repetindo uma mentira e exercitando a auto ilusão própria de psicopatas que enxergam a realidade conforme moldada por sua viseira ideológica. E de tanto repetirem essa mentira, muitos petistas passam a acreditar nela, como se estivessem sofrendo da síndrome do ilusionista psicótico: aquele que faz seus truques com tanta maestria que passa a acreditar que ele possui realmente poderes mágicos.


001 Anuncio Ate 06 Maio 2016

 

3 comentários sobre “Uma radiografia da base social do petismo

  1. O meu medo é que acontecerá após a saída da Dilma. Obvio que o PT não vai aceitar e vai usar o MST e a CUT para fazer um verdadeiro inferno na área rural como nas grandes capitais. O povo que no momento se sente enganado pelo PT, vai ver que a coisa não melhorou e sim piorou. Com isso o golpe se faz e Lula volta como Salvador da Pátria. E dessa vez acabando com todas as formas de oposição ao seu governo. Principalmente no legislativo e no MP. Aí a Venezuela será aqui!!! Temerosa quanto nosso futuro. Não quero o PT e nem qualquer outro partido atual me representando. Que esperar? Não podemos ignorar a parcela que defende este governo seja por que motivo for. Não é do tamanho que se propaga, mas não deixa de ser uma parcela importante da sociedade. Tá complicado…nada tranquilo e nem um pouco favorável.

    Curtir

Comentário ao artigo:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s